O final de semana foi de mutirão no Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), com a atuação simultânea de equipes do Programa Agora Tem Especialistas, em procedimentos cirúrgicos que beneficiaram pacientes do Agreste e Médio Sertão. O programa é fruto da parceria entre o Governo do Brasil e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essas ações, a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde busca promover atendimento mais ágil, eficiente, qualificado e humanizado para a população alagoana.
O cirurgião do HRPI, Michel Guimarães, um dos médicos que atuou durante a ação do final de semana, destacou a importância dos mutirões para ampliar o acesso dos alagoanos aos procedimentos cirúrgicos. “Realizamos mais uma etapa de cirurgias eletivas em quatro salas simultâneas, atendendo os pacientes que passaram pela triagem, garantindo mais agilidade no atendimento, ampliando o acesso aos serviços especializados e contribuindo significativamente para a redução da fila de espera por cirurgias”, ressaltou.
Para ampliar a capacidade de atendimento, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios distribuiu equipes especializadas para atuar simultaneamente em quatro salas cirúrgicas. A ação permitiu maior eficiência na realização dos procedimentos, assegurando agilidade, qualidade assistencial e total segurança aos pacientes durante todo o processo cirúrgico.
Sentimento de gratidão
A paciente Juliana Laurindo de Lima participou da triagem e compareceu ao mutirão de cirurgias para realizar o procedimento de retirada da vesícula biliar. Para ela, a experiência foi marcada pelo acolhimento e pela gratidão à equipe de saúde. Já em recuperação e se preparando para receber alta, Juliana comemora o sucesso da cirurgia.
“Fui muito bem acolhida por toda a equipe, desde as enfermeiras até os médicos. Depois de um tempo de espera, graças a Deus consegui fazer a cirurgia. Correu tudo bem e agora estou ansiosa para voltar para casa. Só tenho a agradecer pelo cuidado e pela atenção que recebi”, destacou a paciente.