
Mais um final de semana de mutirão de cirurgias do Programa Agora Tem Especialistas foi realizado no Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI). A ação, fruto da parceria entre o Governo do Brasil e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), segue ampliando o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e contribuindo para reduzir a fila de pacientes do Agreste e Médio Sertão alagoano.
O programa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. A ação faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, que busca promover atendimento mais ágil, eficiente, qualificado e humanizado para a população alagoana.
O cirurgião do HRPI, Michel Guimarães, um dos médicos que atuou durante a ação, destacou a importância de mais uma etapa do mutirão. “Realizamos mais uma etapa de cirurgias eletivas em quatro salas simultâneas, atendendo os pacientes que passaram pela triagem, garantindo mais agilidade no atendimento, ampliando o acesso aos serviços especializados e contribuindo significativamente para a redução da fila de espera por cirurgias”, ressaltou.
Para ampliar a capacidade de atendimento, o HRPI distribuiu equipes especializadas para atuar simultaneamente em quatro salas cirúrgicas. A ação permitiu maior eficiência na realização dos procedimentos, assegurando agilidade, qualidade assistencial e total segurança aos pacientes durante todo o processo cirúrgico.
Gratidão
Para a paciente Juliana Laurindo de Lima, que participou da triagem e compareceu ao mutirão de cirurgias para realizar o procedimento de retirada da vesícula biliar, a experiência foi marcada pelo acolhimento e pela gratidão à equipe de saúde. Já em recuperação e se preparando para receber alta, ela comemorou a realização da cirurgia.
“Fui muito bem acolhida por toda a equipe, desde as enfermeiras até os médicos. Depois de um tempo de espera, graças a Deus consegui fazer a cirurgia. Ocorreu tudo bem e agora estou ansiosa para voltar para casa. Só tenho a agradecer pelo cuidado e pela atenção que recebi”, destacou a paciente.
Mín. 13° Máx. 29°


